A vereadora por Salvador Maria Marighella (PT), 46 anos, vai assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O anúncio, feito na segunda-feira, 2, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi confirmado na terça-feira, 3, nas redes sociais por Maria, que é neta do escritor e revolucionário Carlos Marighella, um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira.– Neste momento de retomada democrática do nosso país, recebi o convite para assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes – Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, com a tarefa irrefutável de retomarmos a construção da Política Nacional das Artes – interrompida pelo golpe de 2016, e conectarmos essas políticas ao Brasil do futuro que tanto sonhamos – escreveu Maria em sua conta do Twitter.
Em sua passagem mais recente pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc – que, entre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19. Na mensagem na rede social, Maria, que também é atriz e produtora cultural, confirmou que aceitou o cargo e agradeceu o convite feito pela ministra da Cultura.
– Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta presidência. Refundaremos também a Funarte com a força da cultura de todo o Brasil. À reconstrução do MinC, à refundação do Brasil! – completou.
Sobre a Funarte
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), que volta a ser ligada ao Ministério da Cultura no governo Lula, é o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo no país. Objetiva incentivar a capacitação de artistas, técnicos e produtores; a produção, prática, desenvolvimento e difusão das artes; o desenvolvimento da pesquisa; a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
Em novembro de 2022, a doutoranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Camila dos Santos, obteve o 1º lugar na categoria “Arte Digital” nas Olimpíadas das Artes Visuais, prêmio realizado pela Funarte. O projeto premiado foi o “Balu@rte”, cuja proposta consiste em uma paisagem visual e sonora desenvolvida dentro de um ambiente online de realidade virtual, na plataforma interativa Sansar.
* Com informações da Agência Brasil
Leia todas as notícias