Neta de Marighella é a nova presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Bernardo Abbad

Neta de Marighella é a nova presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Foto: Aju Paraguassu

A vereadora por Salvador Maria Marighella (PT), 46 anos, vai assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O anúncio, feito na segunda-feira, 2, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi confirmado na terça-feira, 3, nas redes sociais por Maria, que é neta do escritor e revolucionário Carlos Marighella, um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira.– Neste momento de retomada democrática do nosso país, recebi o convite para assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes – Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, com a tarefa irrefutável de retomarmos a construção da Política Nacional das Artes – interrompida pelo golpe de 2016, e conectarmos essas políticas ao Brasil do futuro que tanto sonhamos – escreveu Maria em sua conta do Twitter.

Em sua passagem mais recente pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc – que, entre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19. Na mensagem na rede social, Maria, que também é atriz e produtora cultural, confirmou que aceitou o cargo e agradeceu o convite feito pela ministra da Cultura.

– Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta presidência. Refundaremos também a Funarte com a força da cultura de todo o Brasil. À reconstrução do MinC, à refundação do Brasil! – completou.

Sobre a Funarte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), que volta a ser ligada ao Ministério da Cultura no governo Lula, é o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo no país. Objetiva incentivar a capacitação de artistas, técnicos e produtores; a produção, prática, desenvolvimento e difusão das artes; o desenvolvimento da pesquisa; a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

Em novembro de 2022, a doutoranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Camila dos Santos, obteve o 1º lugar na categoria “Arte Digital” nas Olimpíadas das Artes Visuais, prêmio realizado pela Funarte. O projeto premiado foi o “Balu@rte”, cuja proposta consiste em uma paisagem visual e sonora desenvolvida dentro de um ambiente online de realidade virtual, na plataforma interativa Sansar.

* Com informações da Agência Brasil

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Covid-19: quase 69 milhões de pessoas estão com a dose de reforço atrasada. No RS, são quase 3 milhões Anterior

Covid-19: quase 69 milhões de pessoas estão com a dose de reforço atrasada. No RS, são quase 3 milhões

Cachorro morre enforcado sob o sol e jovem é investigada por maus-tratos em Santa Maria Próximo

Cachorro morre enforcado sob o sol e jovem é investigada por maus-tratos em Santa Maria

Geral